Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Médica em Construção

Praxe: devo ir?

Creio que as praxes serão sempre um assunto controverso da vida universitária. Cada um tem o seu ponto de vista, e enquanto alguns acreditam que não passam de momentos de humilhação, outros afirmam ser uma forma de inclusão dos novos estudantes. Ignorando os exageros de alguns casos mediáticos, vou expor a minha opinião sobre o assunto.

Talvez digam que não tenho lugar de fala por nunca ter participado. Apesar de ser verdade, não estou completamente alheia ao assunto, e ouvi vários relatos de colegas que tanto me fizeram sentir agradecida pela minha decisão como arrependida.

Devo mencionar que, quando entrei na Faculdade, estava muito recetiva à ideia. É uma experiência que se vive apenas uma vez, e não queria deixá-la de parte. Porém, logo no primeiro dia de aulas, rapidamente mudei de opinião quando me foi pedido para faltar a uma aula. Talvez se fosse hoje, fá-lo-ia. Naquela altura, recém-chegada, não sabia ainda o que era ou não apropriado, e deixei a experiência de lado. A verdade é que a maioria das pessoas na minha faculdade são contra a praxe e, por isso, não posso dizer que me senti excluída ou pressionada devido à minha decisão: existem vários outros grupos onde é possível conhecer os novos colegas e fazer amizades.

Posso dizer que ouvi de tudo. Ouvi colegas que se queixaram e desistiram na primeira semana, como outros que amaram e permaneceram até hoje. Estes últimos sempre mencionam que formaram amizades muito fortes, e que a sua vida universitária teria sido completamente diferente sem a experiência.

Acho que o que podemos concluir é que não há uma resposta certa ou errada. Tudo depende da faculdade, das pessoas com quem nos cruzamos e, acima de tudo, de nós próprios. Não tenham medo da vossa decisão, seja esta participar ou não, porque a universidade é muito mais que as suas tradições.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub